2016: álbuns favoritos



Muitos de nossos ídolos partiram em 2016, tornando este ano difícil para fãs de música dos mais variados gêneros, mas esse não é um post triste, muito menos pessimista. Escrevo, hoje, para listar os meus álbuns favoritos lançados nesse ano de parcerias inusitadas (como Beyoncé e Jack White), discos excelentes e estréias interessantes como o primeiro álbum da banda britânica Blossoms.


10- On My One, Jake Bugg
O terceiro álbum do tímido músico de Nottingham, apesar de todas as críticas, é o meu favorito. Nesse álbum, o folk típico do Jake é deixado um pouco de lado e descobrimos uma nova faceta criativa do jovem, que com  influências claras do hip-hop ao blues (como em Hold On You, minha preferida), conseguiu compor músicas deliciosas.


9-  Blue & Lonesome, The Rolling Stones
Porque os Stones são a maior banda de rock do mundo até quando fazem covers de blues e esse álbum não poderia ficar fora da minha lista.


8- Awaken,  My Love, do Childish Gambino
Sim! Mais desse funk, por favor.
https://www.youtube.com/watch?v=Kp7eSUU9oy8

7- Seal the Deal & Let's Boogie, Volbeat
Apesar de não trazer nenhuma inovação, o sexto álbum da banda é excelente. Confesso que esperava riffs mais trash ao longo de todo álbum, como no single (que leva o nome do disco). A faixa mais pesada do álbum é, sem dúvidas, Slaytan - que infelizmente só tem 58 segundos. Fico curiosa para saber se a banda pretende estendê-la. Daria um musicão!
https://www.youtube.com/watch?v=5T60KuDDyJ8


6-  Blossoms
O álbum de estréia da banda britânica Blossoms traz de volta os sintetizadores dos anos 80, mesclando com um som moderno, indie pop, de influências claras como Arctic Monkeys e Oasis. Esses garotos têm muito potencial!
https://www.youtube.com/watch?v=5VXvOJ6b12k


5- Hollow Bones, Rival Sons
Rival Sons nunca decepciona. O quinto álbum da banda, um pouco mais lento que o anterior, foi muito bem produzido e mostra uma evolução dos 4 músicos. O Miley arrasa na bateria como nunca e a precisão do baixo do Dave é notável, além da voz, cada vez mais poderosa, do Jay e da guitarra bluesy e fuzzy característica do Scott.
Não é o meu disco favorito deles, mas é certamente um dos melhores do ano.



4- Let Me Get By, Tedeschi Trucks Band
Essa banda se supera a cada álbum.


3- Are You Serious, Andrew Bird
O décimo terceiro álbum do multi-instrumentista  Andrew Bird foi o primeiro que eu ouvi e eu ainda não me perdoei por esse pecado. Talvez seja o álbum mais genial que você escute esse ano:



2-  Sea of the Noise, do St Paul and The Broken Bones
Provavelmente o álbum que eu mais escutei esse ano. Além do soul, que é o som típico da banda, o St Paul mesclou influências funk nesse álbum, bem nítidas em músicas como Flow With It. Se você curte Alabama Shakes, você precisa ouvir essa banda imediatamente:


1- Lemonade da Beyoncé
Que disco! Versátil, com influências do country, hip-hop ao rock e, claro, sem deixar de lado o  pop delicioso da Queen Bey que a gente tanto gosta. Isso sem contar a experiência visual de estréia do álbum, repleta de críticas sociais e empoderamento negro, gerando debates nos Estados Unidos e no mundo.  Por tudo isso Lemonade é o meu favorito do ano.













Comments

Most Visited