Trilha Sonora: Lords of Dogtown (2005)

2015 chegou e, nesse ano, Lords of Dogtown completa seu 10º aniversário. Para aqueles que não conhecem, o filme é um drama biográfico, que conta a história dos Z-Boys, skatistas influentes de Venice Beach, na Califórnia. É dirigido por Catherine Hardwicke (sim, a diretora de Crepúsculo) e estrelado por Heath Ledger (Skip Engblom), Emile Hirsch (Jay Adams), John Robinson (Stacy Peralta) e Victor Rasuk (Tony Alva).

É a década de 1970, é a Califórnia, e Jay, Stacy e Tony passam seus dias surfando e andando de skate com seus amigos. Um deles, Sid, trabalha na loja de pranchas de Skip, a Zephyr, e os convida para testar novas rodinhas de skate que chegaram até ele, com uma nova tecnologia que permite que eles façam mais movimentos semelhantes ao que se faziam no surfe. Skip cria então o time de skate Z-Boys, que vai ganhando popularidade em Venice e na Califórnia.

Com a seca, que proibiu os moradores locais de encherem piscinas, e a falta de boas ondas para o surfe, os garotos começam a invadir a casas da vizinhança para andarem de skate dentro das piscinas vazias, criando um novo estilo de skate que começa a atrair muita atenção da mídia especializada. Os garotos se tornam verdadeiras celebridades, e, após viverem um verão de diversão, sexo, drogas e rock n' roll, começam a receber propostas de outras companhias de skate para deixarem Skip e ganharem muito mais dinheiro.

A fama e o dinheiro começam a mudar a cabeça dos garotos. Tony e Stacy começam a fazer demonstrações pelo dinheiro, enquanto Jay continua pela paixão. Tony muda totalmente sua personalidade determinada e começa a se achar intocável, acima de todos, enquanto Stacy continua sendo o "bom moço". Jay raspa a cabeça e se envolve com a cena hardcore, participando de gangues, e percebe que cometeu um erro deixando a Zephyr tão de repente, entrando para um time que não está interessado na qualidade do produto.

Por se passar nos anos 1970, o filme tem uma trilha sonora matadora, recheada de clássicos do rock. "Hair of the Dog", do Nazareth; "Iron Man", do Black Sabbath (embalando a apresentação de Jay Adams no primeiro campeonato dos Z-Boys), "Space Truckin'", do Deep Purple, e "Motor City Madhouse", de Ted Nugent, são clássicos do hard rock que figuram nas cenas. Há também heróis da guitarra clássicos, como Jimi Hendrix, com "Fire", e os Allman Brothers, com "One Way Out". O glitter rock também está bem representado, com David Bowie ("Suffragette City"), Sweet ("Fox on the Run"), T. Rex ("20th Century Boy") e Iggy Pop, na fase Lust for Life, com "Success". Mas o mais legal são as releituras que bandas mais atuais fizeram de clássicos: o Social Distortion, com uma versão sensacional de "Death or Glory" do Clash; o Rise Against, com "Nervous Breakdown", do Black Flag; e o Sparklehorse, com "Wish You Were Here", do Pink Floyd, que encerra o filme de uma maneira triste.

É um filme indispensável para qualquer admirador da cultura do skate, mas a trilha sonora conta muitos pontos. Nostálgica e bem escolhida, transporta o espectador para a época, imaginando como seria estar andando de skate nas piscinas dos vizinhos, num tempo em que não existia internet.


Comments

Most Visited