Nirvana - Bleach (1989)

Há quem ame o Nirvana, e quem odeie. Independente de sua opinião pessoal, é fato que foi a banda mais influente da década de 1990, e deu voz ao chamado 'último grande movimento do rock', o grunge. Como todos conhecem Nevermind, o álbum que fez a banda explodir em 1991, achei mais interessante falar sobre seu trabalho de estréia, Bleach, menos conhecido pelo público em geral.

A música do Nirvana é como sua carreira: explosiva, meteórica e rápida. Bleach tem 13 faixas (11 na versão original em vinil) e foi gravado com o orçamento irrisório de US$ 606,17; emprestados por Jason Everman (que é creditado como guitarrista na capa, mas não tocou uma nota). Até hoje é o álbum mais vendido pela gravadora Sub Pop, que apoiava fortemente o movimento grunge.

A formação do Nirvana na época ainda não era a 'clássica', consolidada em 1991. Kurt Cobain e Krist Novoselic ocupavam suas posições de, respectivamente, vocalista/guitarrista e baixista, mas a bateria era tocada por Chad Channing. A fotografia da capa foi tirada por Tracy Marander, uma namorada de Kurt, e todas as músicas (exceto "Love Buzz") foram escritas por ele.

A banda nunca foi conhecida por seu talento virtuoso nos instrumentos, preferindo acordes simples, sujos e pesados associados à genialidade lírica de Kurt Cobain. A maioria das letras trata de temas sombrios, como estupro ("Floyd the Barber"), raiva ("Blew", "School", "Negative Creep") e sentimentos familiares ("Swap Meet", "Paper Cuts", "Scoff"), mas também há espaço para as canções de amor. "About a Girl", uma balada que ficou muito popular após ser tocada no MTV Unplugged da banda, foi escrita para Tracy Marander e é uma adorável tentativa de uma banda punk fazer música pop. A outra é "Love Buzz", cover do Shocking Blue (sim, aqueles que cantam "Venus"), que é conduzida por uma deliciosa linha de baixo.

Os riffs são, em sua essência, extremamente simples. A bateria é tocada com um pouco mais de fúria e descontrole do que a de Nevermind, por se tratar de um álbum sem qualquer intenção de ser popular - "Negative Creep" é um bom exemplo das influências hardcore do Nirvana, remetendo a bandas como Black Flag e Adolescents. "Scoff" é um 'recadinho' que Cobain manda aos pais, em uma eficiente explosão furiosa com um refrão singelo - "give me back my alcohol" - gritado repetidas vezes. "Swap Meet" é minha música favorita do álbum e uma das que mais gosto da banda, contando em três minutos a história de um casal que fazia vendas de garagem e não demonstrava seu amor um pelo outro de forma adequada.

Bleach é o Nirvana em seu estado puro: sem pressão para fazer um álbum pop, vender, agradar a crítica, ou mesmo exorcizar os demônios de seu compositor. Talvez por isso seja o álbum mais pesado que a banda fez e, mesmo que tratasse de temas sombrios, ainda não demonstrava que algo estivesse errado por dentro, e que terminou na tragédia que todos conhecemos.



Comments

  1. Estava procurando blogs que abordassem o Rock N' Roll como o tema genuíno, e achei o Rock N' Roll Domination e a dimensão da minha felicidade é muito maior que a extensão do Rio Amazonas. Já virou um dos meus preferidos, sé-rio! Obrigada por criarem esse blog!
    Acompanharei desde já!
    Beijão

    www.blogsoudelua.blogspot.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelos elogios e por acompanhar nosso trabalho! Vida longa ao rock n' roll!
      Beijinhos ;*

      Delete

Post a Comment

Most Visited