Indicação de banda: Sahara Hotnights

Minha indicação de hoje é sobre uma das bandas mais legais a sair da Suécia (uma ótima fonte de rock n' roll nos últimos anos): o Sahara Hotnights. Formada em 1992, é composta apenas por garotas, sendo Maria Andersson nos vocais e guitarra, Jennie Asplund na guitarra, Johanna Asplund no baixo e Josephine Forsman na bateria.

O som do Sahara Hotnights é frequentemente classificado como "indie rock" ou "garage rock revival", mas esse é um rótulo um tanto quanto abstrato. Vamos dizer apenas que, no começo dos anos 2000, esse era o nome dado para os  ditos 'salvadores do rock', como The Strokes e The Libertines: bandas com raízes no punk e rock clássico, mas sem esquecer as latentes influências do pop. Em seu país natal, a Suécia, as Sahara Hotnights se assemelham muito ao The Hives (que inclusive vem abrir os shows do Arctic Monkeys no Brasil agora em novembro) e The Hellacopters (que contam com uma pegada mais hard rock). É uma música leve, bem tocada, alegre e contagiante - elas dizem ser muito influenciadas por Blondie, Ramones e Nirvana, com os vocais e harmonias lembrando muito o grupo liderado por Debbie Harry.

A discografia da banda conta com seis álbuns de estúdio: C'mon Let's Pretend (1999), Jennie Bomb (2001), Kiss & Tell (2004), What If Leaving Is a Loving Thing (2007), Sparks (2009) e Sahara Hotnights (2011). Apesar do nome do grupo ser relativamente desconhecido, o single "Alright Alright (Here's My Fist, Where's the Fight?)" aparece na trilha sonora de filmes infanto-juvenis como Doze é Demais e No Pique de Nova York, além de Jackass: The Movie. As músicas são animadas e falam predominantemente de diversão e amor, perfeitas para momentos de bom humor, quando você quer ouvir um som mais alto astral.

Dada a escassez de informações sobre a banda (infelizmente, elas parecem ter entrado em hiato desde o lançamento de Sahara Hotnights, em 2011, e a maioria do conteúdo do site oficial da banda está em sueco), não há muito mais o que eu possa dizer, exceto que é uma banda excelente e a Suécia é um local que merece atenção quando se diz respeito a conhecer nova música. Vou deixar aqui alguns vídeos das minhas músicas preferidas, para que os interessados se aprofundem mais no som das Sahara:





Comments

Most Visited