Dica de filme: Rock N' Roll High School (1979)

Você já pode ter visto o famoso desenho dos Ramones em Rock N' Roll High School, ou se lembrar vagamente de cenas presentes no videoclipe da música, mas muitos não sabem que realmente se trata de um filme. Dirigido por Allan Arkush, a comédia foi lançada em 1979, estrelada por PJ Soles, Mary Woronov e, é claro, os reis do punk rock, Joey, Johnny, Dee Dee e Marky Ramone.

Rock N' Roll High School é uma clássica comédia de colegial, cheia de momentos nonsense. Se passa na Vince Lombardi High School, escola cheia de fãs de rock n' roll que continua perdendo diretores que sofrem de colapsos por causa da rebeldia dos estudantes. A líder é a simpática Riff Randall, a fã nº 1 dos Ramones, como ela mesma se declara. Riff instantaneamente conquista a antipatia da nova diretora, Miss Evelyn Togar, uma típica general.

Ao ficar sabendo que haverá um show dos Ramones na cidade, a escola inteira fica louca, e Riff decide matar aula para ficar na fila para os ingressos (afinal, naquele tempo não havia internet). Com a ajuda de sua melhor amiga Kate Rambeau, a garota mais inteligente da escola, ela inventa desculpas absurdas para faltar na escola e dorme durante três dias na frente do local do show, para conseguir cem ingressos para todos os alunos interessados. Lá ela arranja briga com Angel Dust, uma groupie, e vê de perto Joey Ramone, para quem sonha entregar a letra de "Rock N' Roll High School", uma música de sua autoria.

Como as desculpas de Kate e Riff eram ridiculamente absurdas, a diretora Togar descobre que Riff matou aula para comprar os ingressos dos Ramones, e os confisca, dando-os de presente a duas freiras da paróquia local. Desesperadas, as meninas acabam participando de um concurso de rádio e ganham novos ingressos. Durante o show, Riff dá um recado para Togar, dizendo que elas foram ao show mesmo sendo proibidas, e convida os Ramones para visitarem a aula de música para a qual ela compôs "Rock N' Roll High School".

Os Ramones aparecem na escola, causando comoção nos alunos, e revolta na direção, que tentou queimar todos os seus discos de rock - no final, os alunos dominam a escola e fazem dela a verdadeira rock n' roll high school, com farra, música e brincadeiras o dia inteiro, destruindo o lugar. A inteligência de Kate possibilita que o sonho de qualquer aluno rebelde de ensino médio seja realizado: explodir a escola, tudo isso enquanto os Ramones fazem um show.

O filme de baixo orçamento é pontuado por momentos hilários, como o Eaglebauer, espécie de conselheiro amoroso dos alunos da Vince Lombardi, que oferece cursos de paquera; o experimento da diretora Togar, tentando mostrar o quanto o rock n' roll é nocivo aos alunos, explodindo ratinhos de laboratório por causa da música barulhenta; o professor de música, que no final se torna fã dos Ramones; e a curta cena no backstage da banda, mostrando o vício de Joey Ramone em pizza, e a expressão hilária de Dee Dee.

Não é um filme de conteúdo - é uma típica comédia "sessão da tarde", mas muito engraçada e que traz de volta o desejo secreto de qualquer estudante rebelde, de vandalizar a escola e "desafiar a autoridade". A trilha sonora também é boa - além de Ramones, conta com Alice Cooper, Velvet Underground, MC5, Chuck Berry e a versão original de "Smokin' in the Boys' Room", do Brownsville Station.




Comments

Most Visited