Rex Brown - Verdade Oficial: Nos Bastidores do Pantera

Se você é fã de heavy metal, com certeza já ouviu falar no Pantera. A banda responsável por dar um gás no estilo na década de 1990, misturando influências de metal extremo e criando tendências, é uma das mais populares até hoje, sendo considerada precursora do estilo "groove metal" - essencialmente um thrash com linhas de baixo e bateria mais carregadas de groove.

Caso não conheça a banda, aqui vai uma introdução. Foi formada pelos irmãos Darrell (guitarra) e Vincent Abbott (bateria), em 1981, em Arlington, Texas, e pouco tempo depois contava com Rex Brown no baixo e Terry Glaze no vocal. O estilo dos três primeiros álbuns (Metal Magic, Projects in the Jungle e I Am the Night) difere bastante do que tornou a banda famosa: é essencialmente glam metal, o estilo que obteve maior sucesso dentro do rock dos anos 1980. O vocalista Terry Glaze desligou-se da banda quando os outros membros decidiram tomar uma direção mais pesada, já que seu vocal não combinava muito com a nova proposta de som. O escolhido para ocupar seu lugar foi Philip Hansen Anselmo (mais conhecido com Phil), então com 18 anos, que trouxe novas influências para a banda, com seu gosto por thrash, death e black metal, além do hardcore. O primeiro álbum com Phil nos vocais, Power Metal, ainda não abandona completamente o estilo glam, mas apresenta grandes avanços em relação aos discos anteriores, que não foram grandes sucesso de venda ou crítica.

Na virada de 1989 para 1990, uma mudança radical, não só no estilo musical como no de se vestir. Os garotos deixaram de lado as calças de couro apertadas e cabelos armados, passando a usar bermudas, tênis e roupas confortáveis do dia-a-dia. Phil começou a usar seu característico cabelo raspado dos lados e comprido no meio. E a música se tornou muito mais pesada. Cowboys from Hell foi lançado em julho de 1990 por uma grande gravadora, fazendo com que a banda se apresentasse ao lado de grandes nomes do thrash, como Exodus e Suicidal Tendencies, além de abrirem shows para o Judas Priest. Com o próximo álbum, Vulgar Display of Power, sacramentaram seu status de uma das maiores bandas de heavy metal do planeta, enquanto os fãs mais radicais do estilo deixavam de lado o Metallica (por conta do lançamento do Black Album - acessível para as massas, mas leve demais para os ouvidos acostumados com o peso do thrash).

Mais ou menos nessa época, os integrantes da banda adotaram novos pseudônimos: o guitarrista "Diamond Darrell" se tornou "Dimebag", o baixista "Rex Rocker" assumiu seu nome de batismo, Rex Brown, e Vincent Abbott já era conhecido como "Vinnie Paul". O próximo álbum, Far Beyond Driven (1994), foi indicado ao Grammy de Melhor Performance de Metal, atingindo também enorme sucesso comercial. Porém, embora a reputação de festeiros e amigos dos fãs continuasse, as coisas não iam nada bem entre os membros da banda: o vício de Phil Anselmo em heroína criava grande tensão nos bastidores, causando seu distanciamento dos demais companheiros, e a situação não melhorou quando ele formou uma nova banda, o Down, com membros do Crowbar, Eyehategod e Corrosion of Conformity. O disco NOLA, do Down, foi bastante bem sucedido, mas logo os membros voltaram para suas bandas de origem e o projeto ficou parado. O Pantera voltou para gravar The Great Southern Trendkill, que refletia bastante os problemas com drogas de Phil. Porém, o distanciamento continuava - Phil gravou os vocais em sua cidade natal, Nova Orleans, enquanto Rex, Vinnie e Dimebag gravavam o instrumental em Dallas.

Em 1996, Phil sofre uma overdose de heroína e é declarado morto por cerca de 5 minutos. Tal notícia chocou os irmãos Abbott, que não sabiam nada sobre o vício do companheiro. Em 1997, é lançado Official Live: 101 Proof, um disco ao vivo, com duas faixas inéditas. Após esse tempo, Phil começou a se envolver em diversos projetos paralelos, como a banda de death metal Necrophagia, na qual tocou guitarra. O próximo disco do Pantera sairia em 2000, e foi chamado de Reinventing the Steel, novamente um sucesso de vendas, estreando em 4º lugar nas paradas da Billboard. A turnê foi interrompida pelos ataques de 11 de setembro, e o último show do Pantera foi em 28 de agosto de 2001, no Japão.

Phil continuou com seus numerosos projetos paralelos, incluindo um novo disco do Down (agora com Rex Brown no baixo), e a banda Superjoint Ritual. A entrada de Rex no Down aparentemente causou atrito entre os irmãos Abbott, que se consideravam traídos, e o Pantera foi oficialmente encerrado em 2003. Os irmãos formaram o Damageplan, e foi durante um concerto dessa banda que aconteceu a tragédia que ajudou a cimentar o Pantera como uma lenda: na primeira música, Dimebag Darrell foi atingido por três disparos, o último o matando instantaneamente. Mais três pessoas morreram e sete ficaram feridas, até que a polícia conseguisse conter o assassino, que também morreu no local. O atirador era Nathan Gale, um fã do Pantera revoltado com o fim da banda. Acredita-se que, além dos problemas mentais de Nathan, uma declaração de Phil Anselmo dizendo que Darrell deveria ser "surrado severamente" tenha motivado o atentado.

Após esse triste ocorrido, Vinnie Paul declarou que oficialmente não haveria nenhuma reunião do Pantera, devido à morte de seu irmão. Esse é um assunto bastante discutido ainda hoje, mas sabe-se que Vinnie se recusa a entrar em contato com Phil há anos.

Verdade Oficial: Nos Bastidores do Pantera foi o livro lançado pelo baixista Rex Brown em abril de 2013, e ganhou sua versão brasileira no final de julho de 2014. Segundo o próprio Rex, existem apenas três pessoas que podem contar o que realmente acontecia dentro da banda: ele, Phil Anselmo e Vinnie Paul, e sua biografia esclarece muitos pontos considerados polêmicos pelos fãs, como o vício de Phil e a natureza dos relacionamentos entre os membros da banda, além de detalhes sobre as festas e noitadas.

Rex é bastante discreto no que diz respeito a sua vida pessoal: conta sobre sua infância, mas ao chegar à sua vida adulta, não divulga o nome ou data de nascimento de seus filhos, nem coloca fotos de seu casamento, por exemplo, a fim de proteger sua privacidade. Com 288 páginas, eu, leitora ávida e grande fã da banda, achei pouco (rs), mas a leitura não deixa nada a desejar. Tem muitas histórias engraçadas, como as lições de esqui que Rex deu aos outros membros da banda, e deixa claro o quanto Dimebag Darrell faz falta em sua vida.

Algo que me surpreendeu foram os depoimentos de Terry Glaze (ex-vocalista do Pantera, que parece ter mantido excelentes relações com os antigos companheiros), Rita Haney (namorada de Dimebag, considerada por muitos sua viúva, já que viveu 20 anos a seu lado, embora nunca tenha se casado oficialmente com ele), explicando a polêmica situação na qual ameaçou Phil Anselmo caso ele comparecesse ao funeral de Darrell, e Kate Richardson, atual namorada de Phil. São depoimentos sinceros e esclarecedores, e demonstram que existia uma grande amizade entre todos, embora abalada por causa dos problemas com álcool e drogas. Também me deu uma nova visão a respeito de Vinnie Paul, embora eu desejasse que ele também lançasse um livro com a sua versão dos fatos. Não vou me estender aqui nas histórias do livro para não dar spoilers, mas garanto que não vão se arrepender.

Leitura recomendável para qualquer fã de heavy metal e histórias do rock n' roll, mas imprescindível para os fãs da banda, que (secretamente ou não) sonham com uma reunião até hoje. É fácil encontrar a obra em grandes livrarias na internet.

Comments

Most Visited