Mastodon - Once More 'Round The Sun (2014)

Para quem não conhece a banda americana de sludge/progressive metal Mastodon (uma das mais aclamadas do movimento New Wave of American Heavy Metal dos anos 2000), o seu 6° álbum intitulado Once More 'Round The Sun foi lançado em junho deste ano. Em sua primeira semana de estreia, eles venderam mais de 34 mil cópias nos Estados Unidos e alcançaram a 6ª posição na lista da Billboard 200.  Portanto, decidi criar esse post para também dar uma dica aos leitores sobre essa banda que é - no mínimo - genial, e que também ainda não tem o merecido reconhecimento no Brasil.

Em Once More 'Round The Sun, eles voltaram com um som na mesma linha de continuação do The Hunter, que foi o seu último álbum lançado, em 2011. Apesar de não terem uma pegada tão pesada quanto antigamente (que era mais característica de seus primeiros álbuns), pode ser que alguns fãs que não gostam tanto do The Hunter tenham se decepcionado um pouco por conta disso. Particularmente, não tem nenhum álbum que o Mastodon tenha criado até agora que não seja altamente satisfatório, mesmo que o meu álbum preferido seja o Crack The Skye, de 2009.

O álbum começa com a música "Tread Lightly" que inicia apenas com um violão e, apesar de ter uma aura mais pesada, tem um refrão bem gostoso de escutar. "The Motherload" vem em seguida, com o vocal do Brann Dailor (baterista) praticamente tomando conta de toda a música, e se tornou a mais escutada pelos fãs, perdendo apenas de "High Road" (o primeiro single do álbum e você pode ver o clipe oficial clicando aqui), que vem logo após. A quarta faixa intitulada com o mesmo nome do álbum, "Once More 'Round The Sun", é a música mais curta, tendo apenas 2:58 de duração e que simplesmente não vai sair da sua cabeça. "Chimes At Midnight", em seguida, foi o segundo single lançado e é claramente perceptível que é uma das melhores e mais pesadas faixas do álbum, com os seus riffs surpreendentes. Na sexta faixa, temos "Asleep In The Deep", que vem quase em contraposição com "Chimes At Midnight", por ser a música mais lenta do álbum. "Feast Your Eyes", a sétima faixa, não tem nada de memorável que valha a pena comentar, mas isso não é algo necessariamente ruim, pois na maioria dos casos tem sempre uma música de algum álbum que não gostamos tanto. Entretanto, a oitava faixa, "Aunt Lisa" foi a música que mais chamou a minha atenção desde a primeira vez em que eu a escutei, ainda mais por ter um final nada previsível. "Ember City", que vem logo depois, tem um refrão chiclete cantado novamente por Brann Dailor e é a típica música que vai te animar enquanto você a escuta. A décima primeira faixa, "Halloween", pode ser descrita como pura sintonia (preste atenção nos solos de ambas as guitarras e também da bateria do último minuto da música e entenda o que eu quis dizer) e, para finalizar, "Diamond In The Witch House" que é provavelmente a música mais próxima que você poderá escutar do Mastodon da era progressiva.

Caso você esteja começando a conhecer a banda agora, eu aconselho que comece escutando os primeiros álbuns: Remission (2002), Leviathan (2004), Blood Mountain (2006), até começar a perceber uma evolução no Crack The Skye (2009), para depois então ouvir o The Hunter (2011) e, finalmente, o Once More 'Round The Sun. Dessa forma é muito mais fácil de se perceber a evolução da banda ao longo dos anos e, enfim, entender a complexidade de uma das melhores bandas atuais, pelo menos no meu ponto de vista.

Por último e não menos importante, temos a arte da capa, que durante todos esses anos vem fazendo com que os fãs fiquem loucos com a psicodelia e história que vem por trás de todos os seus álbuns. Once More 'Round The Sun explora bastante o assunto da "morte", portanto o que vemos não é nada menos do que algo que poderia ter saído de um de nossos pesadelos, longe da compreensão humana. Confira tanto a parte interna quanto a parte externa que vieram na edição de vinil do álbum (clique nas imagens para ampliá-las):


Parte interna.

Parte externa.


Espero que tenham gostado do post, e caso vocês concordem, discordem ou queiram simplesmente acrescentar algo a respeito do álbum, comentem!


Comments

  1. Mastodon tem semre as capas mais absurdas! Psicodelia pura, post do caralho!!

    ReplyDelete

Post a Comment

Most Visited