Indicação de banda: Witchcraft

Witchcraft é uma banda sueca de stoner/doom metal formada em 2000. Escolhi essa banda para ser a minha primeira indicação, pois além de ser uma das minhas bandas preferidas - assim como também é a minha preferida do gênero -, ela continua sendo bastante desconhecida, principalmente no Brasil. 


A banda, que foi fundada pelo vocalista Magnus Pelander - que era guitarrista da banda Norrsken, e, após a separação da banda, Magnus fundou o Witchcraft e os membros restantes fundaram a banda Graveyard - inicialmente tinha como objetivo gravar um tributo para Bobby Liebling (vocalista da banda Pentagram, que foi uma das precursoras do doom metal nos anos 70, junto com o Black Sabbath) e Roky Erickson (um dos pioneiros do gênero psychedelic rock). O single "No Angel or Demon" foi lançado em 2002 pela gravadora Primitive Art Records, e isso acabou chamando a atenção da gravadora Rise Above Records, que rapidamente assinou o contrato com a banda.

O seu álbum de estreia intitulado com o mesmo nome da banda, "Witchcraft", de 2004, vem com duas faixas que são covers do Pentagram, "Please Don't Forget Me" e "Yes I Do" (essa última aparece apenas na versão LP do álbum e na edição japonesa). Pelo fato do álbum ter sido gravado em um estúdio de porão com equipamentos vintage, o som ficou com uma aura bem setentista e são claras as influências do Black Sabbath nele.

Música preferida do álbum: The Snake.


Tracklist:
  1. Witchcraft – 6:00
  2. The Snake – 2:48
  3. Please Don't Forget Me  – 2:13
  4. Lady Winter – 2:58
  5. What I Am – 3:45
  6. Schyssta lögner – 1:57
  7. No Angel or Demon – 3:28
  8. I Want You to Know – 3:16
  9. It's So Easy – 3:53
  10. You Bury Your Head – 4:40
  11. Her Sisters They Were Weak – 6:00
  12. Yes I Do – 2:34
O segundo álbum, "Firewood", de 2005, continua na mesma linha de seu antecessor, captando tão bem quanto o self-titled de 2004 a essência do rock psicodélico dos anos 70. Perto do final da última faixa do álbum, "Attention!", há um cover da música "When the Screams Come" do Pentagram, porém, a versão LP não contém a música cover. Entretanto, ela inclui uma faixa bônus intitulada "The Invisible", que também aparece na versão japonesa do álbum.

Música preferida do álbum: Sorrow Evoker.


Tracklist:
  1. Chylde of Fire – 2:50
  2. If Wishes Were Horses – 3:16
  3. Mr Haze – 3:41
  4. Wooden Cross (I Can't Wake the Dead) – 4:46
  5. Queen of Bees – 5:13
  6. Merlin's Daughter – 1:32
  7. I See a Man – 3:59
  8. Sorrow Evoker – 5:44
  9. You Suffer – 2:43
  10. The Invisible – 4:59
  11. Attention!/When the Screams Come – 11:40
No mesmo ano de estreia do álbum "Firewood", Witchcraft entrou em turnê pelo Reino Unido com a banda americana de crossover thrash Corrosion of Conformity, apoiado pelo single "Chylde of Fire".

O terceiro álbum da banda, "The Alchemist", de 2007, em contraposição com os seus dois álbuns antecessores, acabou perdendo um pouco a pegada setentista que era uma de suas maiores características. Na minha opinião, esse é o álbum que marca a evolução da banda. A versão japonesa contém uma faixa intitulada "Sweet Honey Pie", de Roky Erickson, que originalmente apareceu em "Scandinavian Friends: A Tribute to Roky Erickson".

Música preferida do álbum: The Alchemist (parts 1, 2 & 3).


Tracklist:
  1. Walk Between the Lines – 3:24
  2. If Crimson Was Your Colour – 3:47
  3. Leva – 4:33
  4. Hey Doctor – 5:12
  5. Samaritan Burden – 6:27
  6. Remembered – 5:14
  7. The Alchemist (parts 1, 2 & 3) – 14:38
  8. Sweet Honey Pie – 3:00 
Pouco tempo após a estreia de "The Alchemist", eles lançaram um split EP com a banda americana de stoner rock/doom metal The Sword, que contém duas músicas que foram proibidas na Suécia. Ambas as bandas tocaram no festival Ozzfest em 2008, que aconteceu na cidade de Dallas, no Texas.

O seu último e mais novo álbum, "Legend", de 2012, enfatiza a evolução e o amadurecimento da banda ao optar por uma produção moderna, deixando o som bem mais limpo do que costumava ser. O álbum marca a entrada dos três novos membros: Oscar Johansson (bateria), Tom Jondelius (guitarra) e Simon Solomon (guitarra); e, pela existência de um segundo guitarrista na banda, esse é o único álbum em que o vocalista, Magnus Pelander, não está mais tocando guitarra. Particularmente, é o meu álbum preferido.

Música preferida do álbum: White Light Suicide.

Tracklist:
  1. Deconstruction – 5:09
  2. Flag of Fate – 4:35
  3. It's Not Because of You – 4:13
  4. An Alternative to Freedom – 5:17
  5. Ghosts House – 4:17
  6. White Light Suicide – 5:16
  7. Democracy – 3:48
  8. Dystopia – 6:46
  9. Dead End – 12:10
  10. By Your Definition – 5:11 (faixa bônus)
Se você está procurando conhecer uma banda mais "pesada", Witchcraft não é a banda que eu lhe aconselharia a escutar, mas definitivamente vale muito a pena conhecer e divulgar o som dos caras, que tem riffs tão marcantes quanto as suas letras, com um vocal limpo e suave ao mesmo tempo em que também é forte, com uma bateria que foi evoluindo ao passar dos álbuns até se tornar muito interessante, e o baixo que já é clássico em bandas de stoner/doom metal. Confiram abaixo o videoclipe da música "Chylde of Fire", primeiro single do álbum Firewood, que até o momento foi o único clipe gravado pela banda. Espero que gostem!



Comments

  1. O pessoal do BASTTARDOS estão mandando bem pracaramba, vejam o novo lançamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=5Yt2ODgTHQY

    ReplyDelete

Post a Comment

Most Visited