Expomusic - Feira Internacional da Música

A Expomusic é a maior feira de música da América Latina, ela acontece todo ano no meio de setembro (entre os dias 17 e 21, nesse ano) na cidade de São Paulo, no Expo Center Norte. A feira ocorre durante 5 dias, sendo dois dias somente para profissionais do negócio e os outros para o público em geral. O ingresso custa R$20, mas profissionais não pagam.

Devo dizer que é parada obrigatória para quem mexe com música, óbvio, e para quem simplesmente gosta muito. Lá, você encontra milhões de expositores diferentes, sejam eles de instrumentos musicais, equipamentos de som, luz etc; há stands de roupas, revistas, cd's e vinis, entre muito outros! Também há alguns workshops e shows que ocorrem nos corredores e stands, e o Music Hall aonde várias bandas se apresentam ao longo do dia.

Como moro no Rio de Janeiro, só tive a oportunidade de visitar a feira em 2012, vou contar um pouco da minha experiência:
Estava em São Paulo para o show do Scorpions, aproveitei a feliz coincidência de que o show da minha banda favorita e uma feira que eu sempre quis ir acabaram caindo no mesmo fim de semana. Fui na Expomusic na sexta, dia 21/09, o primeiro dia aberto ao público geral. Chegando lá, a primeira coisa que notei foi um cartaz com o símbolo da banda e descobri que o Matthias Jabs (guitarrista) e o James Kottak (baterista) estariam lá. Só consegui falar com o Kottak porque não cheguei muito cedo e ele estava andando livremente pela exposição e até subiu em uma mesa para conseguir atender melhor os fãs. Já o Jabs estava dentro de um stand e os dois tinham hora para sair, pois havia outro show naquele dia.

Todo ano eles tentam levar algum artista internacional, normalmente são os artistas que estarão no Brasil nos dias da feira, mas não necessariamente para ela. Assim como o Scorpions, que veio ao país para fazer shows e o Nuno Bettencourt, que foi no ano anterior, e já estava aqui para o Rock in Rio e outros shows extras. Não sei se eu estava desinformada porque fui pega de surpresa pela presença da banda, mas acho que eles só avisam a atração internacional faltando poucos dias.



Após tudo isso, fui seguindo na exposição e encontrei o Felipe Andreoli e o Kiko Loureiro, do Angra, que estavam tocando em alguns stands, mas não fiquei o suficiente para ver o que era porque não tinha muito tempo para ficar lá, e o lugar é provavelmente um dos maiores locais para exposição que já visitei. Maior que o Riocentro, para quem é do Rio de Janeiro e conhece. Acho que é possível encontrar músicos de praticamente todas as bandas brasileiras por lá.



Conforme você vai andando, há muitas pessoas por ali com brindes para dar, são tantos que também dão sacolas de brinde para você conseguir guardar tudo, alguns deles são: catálogos, canetas, chaveiros, revistas de música, produção, etc. Aqui estão alguns que ganhei e outros que comprei por lá. Você também pode pedir os catálogos das suas marcas favoritas, pois a maioria não dá se você não pedir.


Infelizmente, não consegui ir ao Music Hall e nem voltar lá nos outros dias, mas tenho certeza que vale a pena!



Para quem se interessou em ir, expor ou tocar e quiser mais informações, é só acessar o site da Expomusic.


Comments

Most Visited