Dica: Documentários sobre o Heavy Metal

O post de hoje é dedicado ao fãs de heavy metal que se interessam em saber um pouco mais sobre essse tão abrangente gênero, que desencadeou inúmeros subgêneros que conhecemos hoje em dia. Irei falar sobre os meus documentários preferidos e um pouco do assunto que é abordado em cada um deles. Se você é tão interessado na história do metal quanto eu, tenho certeza que irá gostar desses documentários, portanto leia o post abaixo!

Metal: A Headbanger's Journey (2005): Sam Dunn é um músico, antropólogo e diretor que hoje em dia é conhecido por ser o dono, junto com Scot McFadyen (também diretor e produtor), da produtora de cinema e televisão Banger Films Inc., responsável por alguns documentários que ainda irei falar a respeito no post. Após ter se formado em antropologia, Sam decidiu estudar e se aprofundar na sua maior paixão: a música. No documentário, ele não relata somente a história do metal em si, como também explora temas abordados nesse meio (como a violência, morte, religião, sexualidade, etc) e entrevista grandes músicos tanto de bandas clássicas quanto de bandas mais "atuais" que tem feito bastante sucesso, como Bruce Dickinson (Iron Maiden), Ronnie James Dio (Dio, Black Sabbath, Rainbow), Alice Cooper, Tom Araya (Slayer), Kerry King (Slayer), Tony Iommi (Black Sabbath), Geddy Lee (Rush), Dee Snider (Twisted Sister), Angela Gossow (Arch Enemy), Corey Taylor e Joey Jordison (Slipknot), Tom Morello (Rage Against The Machine), George Fischer e Alex Webster (Cannibal Corpse), Gaahl (Gorgoroth), entre outros. Sam Dunn utiliza um gráfico no estilo árvore genealógica, chamado de "Heavy Metal Family Tree" (Arvore Genealógica do Heavy Metal) para mostrar aos fãs a evolução dos gêneros e subgêneros ao longo do tempo, nos fazendo entender que praticamente todas as bandas atuais são descendentes de outras bandas mais antigas. Como se ainda não ficasse melhor, Sam também vai até o Wacken Open Air (festival de metal que acontece todos os anos na Alemanha, clique aqui para ler o post no blog sobre ele) para mostrar um pouco mais a influência do metal. Na minha opinião, todo headbanger deveria ver pelo menos esse documentário, que também é o meu preferido.

Global Metal (2006): Assim como o seu antecessor, Global Metal também faz parte da Banger Films Inc., com Sam Dunn enfatizando a influência e o impacto do metal ao redor do mundo, fazendo principalmente com que essa ideia generalizada do metal centralizado apenas na América do Norte e na Europa seja radicalizada. Dessa vez, Sam viaja pela América do Sul, Ásia e Oriente Médio para mostrar como o metal tem influenciado a cultura e a sociedade desses fãs que moram em países como Brasil, China, Índia, Indonésia e até mesmo em países que nós nem imaginávamos que poderiam ter uma cena do gênero, como Israel e Emirados Árabes. Nesse documentário, Dunn entrevista não somente músicos de cada país, como também os fãs, que são os melhores para explicar como o metal é introduzido e faz parte de sua cultura. Na sua passagem pelo Brasil, Sam entrevista músicos conhecidos como Max Cavalera (Sepultura, Soulfly, Cavalera Conspiracy) e Rafael Bittencourt (Angra), e também visita a famosa Galeria do Rock, que fica localizada em São Paulo. De uma forma antropológica, esse documentário é extremamente importante, pois faz com que nós tenhamos uma noção muito maior dessa vastidão que é, assim como diz o próprio nome, o metal ao redor do globo. 


Metal Evolution (2011): Para finalizar a saga de Sam Dunn nesse post, Metal Evolution é uma série (também da Banger Films Inc.) de 12 episódios em forma de documentário que, em cada episódio, é falado sobre um subgênero específico. Essa série nada mais é do que uma continuação do primeiro documentário citado acima, Metal: A Headbanger's Journey, só que de uma forma mais detalhada. Em Metal Evolution, Sam também utiliza do gráfico "Heavy Metal Family Tree" servindo de mapa para nos guiar através dos episódios. Os subgêneros que são falados em cada episódio são, em ordem: Pre Metal, Early Metal Part 1: US Division, Early Metal Part 2: UK Division, New Wave of British Heavy Metal, Glam Metal, Thrash Metal, Grunge, Nu Metal, Shock Rock, Power Metal, Progressive Metal e Extreme Metal (esse último sendo chamado de "The Lost Episode" pois foi lançado apenas em janeiro desse ano). Como cada episódio é separado, a série é ótima pois faz com que os fãs escolham os episódios que mais se interessam e conheçam mais detalhadamente cada subgênero que gostam.

Get Thrashed: The Story of Thrash Metal (2006): Nem preciso dizer que esse documentário é específico para determinados fãs. Get Thrashed é um documentário independente que conta a história do começo do Thrash Metal dos anos 80 e o que se tornou nos anos 90, com as influências do Grunge e do Nu Metal, pelos próprios músicos que viveram e participaram da cena na época, até os seus descendentes atuais que lutam para que o Thrash permaneça vivo. Diversos músicos de peso foram entrevistados, como Lars Ulrich e Kirk Hammett (Metallica), Dave Mustaine e David Ellefson (Megadeth), Gary Holt (Exodus), Tom Araya e Kerry King (Slayer), Mille Petrozza (Kretor), Phil Anselmo (Pantera), Frank Bello (Anthrax), Chuck Billy e Eric Peterson (Testament), entre outros. Algumas bandas clássicas e outras que estão adquirindo um espaço cada vez maior na cena também foram entrevistadas, como Sepultura, Sodom, Death Angel, Lamb of God, Killswitch Engage, etc. Esse documentário é interessante pois mostra a mudança drástica que ocorreu com algumas bandas que participaram, ou até mesmo iniciaram o movimento, saindo do extremo underground e chegando ao mainstream.

Heavy Metal: Louder Than Life (2006): Criado pelo produtor Jim Parsons (do programa "Headbanger's Balls" da MTV norte-americana) e pelo diretor Dick Carruthers (que dirigiu DVDs de bandas como Led Zeppelin, Aerosmith, White Stripes e Oasis), o documentário relata a história do metal pelos próprios músicos, produtores, jornalistas e pela indústria em si, assim como também mostra os bastidores ao longo dos anos desses músicos e cenas de shows dessas grandes bandas. Ele conta com a participação de músicos como: Ritchie Blackmore (Deep Purple, Rainbow, Blackmore's Night), Ronnie James Dio (Dio, Black Sabbath, Rainbow), Geezer Butler (Black Sabbath), Rob Halford (Judas Priest), Scott Ian (Anthrax), David Coverdale (Deep Purple, Whitesnake), Johnathan Davis (Korn), entre outros. A parte 2 do documentário também conta com alguns extras, como "Dee Snider e o Metal", "Confissões de um Headbanger", "Lendas do Metal", "Linha do Tempo", etc. Heavy Metal: Louder Than Life explora bastante o poder que o metal tem e a paixão com que ele é sentido pelos seus fãs, que podem ser considerados os mais leais e fiéis, e, apesar do fato que ele tem dominado o mainstream e lotado estádios, ao mesmo tempo continua sendo um gênero subestimado e mal visto pelas massas.

Você já conhecia algum desses documentários? Caso já tenha visto algum, dê a sua opinião nos comentários e, se ainda não viu, aconselho que vá assistir logo. Se eu esqueci de mencionar algum documentário que você já tenha visto e gostado, me fale também para que eu possa comentar sobre ele no futuro. Espero que tenham gostado!

"(...) Por que o Heavy Metal tem sido constantemente estereotipado,  repelido e condenado? E o que tenho claro, é que o metal confronta o que preferimos ignorar, celebra o que muitas vezes renegamos, e é indulgente com aquilo que mais tememos. E é por isso que o metal sempre será uma cultura de marginalizados. (...) Desde que tinha 12 anos, tive que defender meu amor pelo heavy metal contra quem o classificasse de forma de música “barata”. Minha resposta agora é que ou o sente ou não. Se o metal não te provoca essa envolvente sensação de poder, e não faz com que se arrepiem os cabelos da nuca, talvez nunca o compreenda. E sabe o que mais? Tá tudo ok. Porque, a julgar pelos 40.000 metalheads que me rodeiam, estamos bastante bem sem você." - Sam Dunn, no Wacken Open Air, no final do documentário Metal: A Headbanger's Journey.

Comments

  1. Tenho uns amigos que vão amar esse post
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ReplyDelete

Post a Comment

Most Visited