Dica de filme: Detroit Rock City (1999)

Mais uma dica de filme rock n' roll! O escolhido de hoje é o meu preferido, Detroit Rock City. Como é de se imaginar, esse filme conta a história de quatro fãs do Kiss (que são mundialmente conhecidos pela sua devoção ao quarteto mascarado) em Cleveland, Ohio, no ano de 1978.

Os garotos são Hawk (Edward Furlong, de O Exterminador do Futuro 2 e A Outra História Americana), Trip (James DeBello, de American Pie e Todo Mundo em Pânico 2), Lex (Giuseppe Andrews, Nunca Fui Beijada e Independence Day) e Jam (Sam Huntington, Não é mais um Besteirol Americano), típicos roqueiros dos anos 1970. Seus passatempos incluem fumar maconha, matar aula, olhar revistas Playboy e tocar na sua banda cover do Kiss, Mystery, e em breve seu maior sonho se tornará realidade - ver seus ídolos ao vivo, em Detroit, exatamente como na música!

Porém, como alegria de pobre dura pouco, a fanática religiosa mãe de Jam, a sra. Bruce, descobre os ingressos para o show do Kiss na jaqueta do filho. Na época a crença comum entre os religiosos era de que o Kiss era uma banda satânica, e a sra. Bruce vai até a escola do filho porque quer transferi-lo para um internato católico por desafiar sua autoridade e querer "adorar o demônio em carne e osso". Em vez de simplesmente jogar o ingresso fora, ela coloca fogo nas quatro entradas, acende um cigarro nas chamas e os deixa queimando no cinzeiro da escola, enquanto os pobres Trip, Hawk e Lex assistem a tudo.

Durante a detenção, os garotos descobrem um concurso de rádio que sorteará quatro ingressos com passes de backstage para o mesmo show, e decidem participar. Trip inventa uma desculpa para fugir da aula, responde os nomes verdadeiros dos membros do Kiss e ganha as entradas. Porém há mais um desafio a ser cumprido: como eles cairão na estrada para realizar esse sonho sem seu baterista?

Hawk, o líder da gangue, tem a resposta: "pegar emprestado" o carro da mãe de Lex, que está fora da cidade, ir buscar Jam no colégio interno e partir para Detroit. Eles conseguem resgatar o amigo - usando um método hilário para enganar o padre, interpretado por Joe Flaherty, o Sr. Weir de Freaks and Geeks, mas na estrada para Detroit acabam arranjando briga com uma turma disco - dois garotos e duas garotas, que eles chamam de "Stellas". Após a briga, eles encontram uma das "Stellas" andando sozinha na estrada e decidem oferecer carona a ela, que se chama Christine (Natasha Lyonne, Orange is the New Black) e está indo para Detroit.

Ao chegarem na Motor City, estacionam o carro na rua (com uma Christine muito chapada dormindo dentro dele) e vão até a rádio resgatar seus ingressos - tudo isso para descobrirem que Trip desligou o telefone antes de deixar seus dados, o que deu o prêmio para os próximos concorrentes; e que o carro foi roubado enquanto eles estavam na rádio.

Daí em diante, eles decidem que será cada um por si - terão uma hora e meia para conseguir ingressos por qualquer meio que julgarem necessário. Obviamente, por se tratar de uma comédia, eles tem um final feliz, mas não antes de muita luta - os meios incluem um concurso de striptease (com a presença de Shannon Tweed, esposa de Gene Simmons), uma visita à loja de conveniência com participação de Zakk Wylde e uma cena inusitada na igreja.

Os boatos dizem que a cena do show foi realmente gravada com os membros do Kiss (que, em 1999, eram a formação original: Paul Stanley, Gene Simmons, Ace Frehley e Peter Criss). As músicas presentes no filme são maravilhosas - além de Kiss, tem AC/DC, Van Halen, Black Sabbath, Thin Lizzy, David Bowie, Cheap Trick e The Runaways. A trilha sonora oficial lançada visou promover bandas dos anos 1990 fazendo covers de clássicos - The Donnas tocando Kiss, Pantera tocando Ted Nugent, Everclear tocando Thin Lizzy e Marilyn Manson tocando AC/DC.



Comments

Most Visited